THE SETTLERS OF ZARAHEMLA
Categoria V
-
2 a 4
-
90 minutos
-
a partir de 12 anos
The Settlers of Zarahemla é uma reimplementação do CATAN com o tema O Livro de Mórmon. Os jogadores tentam contribuir ao máximo para a terra de Zaraenla construindo assentamentos, cidades, estradas e ajudando a construir o templo. Em cada turno, os dados são lançados para determinar quais recursos a ilha produz. Os jogadores coletam esses recursos (cartas) - madeira, grãos, tijolos, água ou pedra - para construir suas civilizações para chegar a 12 pontos de vitória e vencer o jogo.
O jogo é semelhante ao Settlers of Catan, mas os jogadores podem adicionar uma pedra ao templo pagando um tijolo e uma pedra. O jogador que contribuir com mais pedras ganha 2 pontos de vitória extras.
Um turno consiste possivelmente em jogar uma carta de desenvolvimento, rolar os dados, todos coletando quaisquer cartas de recursos com base na rolagem e posição de assentamentos (ou cidades atualizadas), a menos que um 7 seja rolado, entregando cartas de recursos (se possível e desejado) para melhorias , trocar cartas em uma porta e trocar cartas de recursos com outros jogadores. Se sair um 7, o jogador ativo move o ladrão para uma nova peça hexagonal e rouba cartas de recursos de outros jogadores que construíram estruturas adjacentes àquela peça.
Os pontos são acumulados construindo assentamentos e cidades, tendo a estrada mais longa e o maior exército (de algumas das cartas de desenvolvimento), por ter feito a maior contribuição para a construção do templo de Zaraenla e reunindo certas cartas de desenvolvimento que simplesmente concedem pontos de vitória. Quando um jogador acumula 12 pontos (alguns dos quais podem ser mantidos em segredo), ele anuncia seu total e reivindica a vitória.
Ao invés de ter hexágonos individuais como CATAN, o jogo tem cinco faixas separadas de hexágonos. Estes são de dupla face, portanto ainda é possível construir diferentes configurações de placa.