Villagers é um jogo de construção de engenho e seleção de cartas para um a seis jogadores, situado em uma terra distante não muito diferente da Europa medieval. A Peste Negra cobra um alto preço, e os sobreviventes, pessoas de todas as classes sociais, agora olham para o futuro e se reúnem para construir novas comunidades.
Cada jogador é encarregado de povoar uma nova aldeia, com o objetivo de se tornar o mais próspero. O jogo gira em torno de uma "estrada" central de cartas. Na fase de compras, os jogadores pegam na mão um número de cartas de aldeão, igual à quantidade de comida que sua aldeia produz. Isto é seguido por uma fase de construção em que as cartas podem ser jogadas da mão de um jogador para a sua aldeia.
As cartas são jogadas em pilhas, começando com cartas básicas de produção de recursos, como Lumberjack, Miner ou Hayer, que podem cada uma suportar duas pilhas de indústrias relacionadas. Essas empresas geram renda que é convertida em moedas cada vez que há um dia de mercado. No final do terceiro dia de mercado, as pontuações são somadas e o vencedor é decidido. Cartas especiais de aldeões permitem um jogo estratégico astucioso, e certos aldeões produzem ferramentas e equipamentos que os outros precisam, permitindo que você lucre com o que seus oponentes constroem.
O jogo vem com um modo solo, onde uma aldeia solitária se esforça para prosperar, apesar da condessa temida e suas maquinações do mal.